Início » Seu CPF está negativado? Descubra o que é isso

Seu CPF está negativado? Descubra o que é isso

negativado

O CPF negativado é a realidade de muitos, na verdade, de quase 60 milhões de brasileiros, segundo o SPC Brasil e o CNDL. Esse alto número abrange cerca de 40% de toda a população, para saber se você está entre eles, descubra como no conteúdo abaixo. 

Entenda o significado de CPF negativado

Isso quer dizer que o seu nome está “sujo” no mercado financeiro. Ou seja, há débitos pendentes em seu CPF, devido a alguma compra ou aquisição de um serviço. 

Por conta disso, o credor, isto é, a empresa ou banco a qual você deve, encaminha o número do seu Cadastro de Pessoa Física ao sistema dos órgãos de proteção ao crédito, são eles:

Saiba como o cidadão fica negativado

Tal situação acontece quando uma instituição financeira fica sem receber o valor de um débito em aberto. Assim, isso gera uma dívida e o banco entra em contato com um órgão de proteção ao crédito.

Estes, por sua vez, procuram o cidadão que está com a pendência ativa. Isso pode acontecer via telefone, e-mail ou carta. Então, ele notifica o consumidor que está com o CPF negativado e ele possui 10 dias para regularizar a situação ou negociar um acordo.

Caso a dívida não seja paga e não aconteça nenhuma negociação, o nome desse cidadão entra na lista de proteção ao crédito. Como resultado, qualquer empresa pode checar essa informação por meio do seu CPF e saber que o seu nome está “sujo”.


Foto: Casal analisando as contas em atraso com ar preocupado.

Veja como descobrir se está com o “nome sujo”

Para isso, é bem simples, pois Serasa e Boa Vista oferecem plataformas gratuitas para você realizar a sua consulta sem qualquer custo. Assim, basta se cadastrar e esse processo é feito em poucos minutos.

No SPC, por outro lado, também há um site e locais de atendimento presencial para checar se está com o CPF negativado. No entanto, tal serviço requer uma taxa de pagamento. 

Estou com o “nome sujo”, quais as consequências disso?

Não há dúvidas de que essa situação é bem constrangedora. Afinal, qualquer empresa pode pesquisar o número do seu CPF em um dos órgãos de proteção ao crédito. Dessa maneira, o cidadão é visto como um mau pagador no mercado, o que acarreta em:

  • Dificuldade em conseguir financiamentos e empréstimos;
  • Cancelamento de talão de cheque e bloqueio do cheque especial para quem tem conta em banco;
  • Problemas em ter um cartão de crédito aprovado.

O caso é ainda mais complicado quando se trata de bancários. Isso porque, de acordo com a CLT, se esse profissional está negativado, o mesmo está sujeito a demissão. 

Vídeo: entenda o que significa ter nome sujo.

Descubra o que fazer para limpar o nome

Para se ver livre da inadimplência, é preciso entrar em contato com quem detém a sua dívida. A partir disso, ambas as partes devem fechar um acordo que seja interessante tanto para o credor quanto para o devedor. 

Caso o débito seja alto, é mais provável que o cliente quite em parcelas. Dessa forma, quando a primeira é paga, a empresa deve acionar o órgão de proteção ao crédito para retirar o CPF do negativado. O prazo para tal é de cinco dias úteis.

Saiba, no entanto, que se o consumidor faltar com o pagamento, o nome dele volta à lista de restrição. Portanto, agora que já sabe como resolver a pendência, entre em contato com o seu credor, busque o melhor acordo e por fim, saia das dívidas para voltar a sonhar. 

Foto: Casal sentado no chão da casa rodeado de contas.

Perguntas frequentes

O que acontece quando o CPF é negativado?

Quando um consumidor não paga seu débito com uma empresa, pode ser negativado no mercado, o popular “nome sujo”. Então, essa restrição permanece até a dívida ser quitada.

Como resolver CPF negativado?

A solução é pagar as dívidas para ter o nome e os dados retirados da lista de proteção ao crédito. Uma forma mais simples de conseguir isso é aproveitando os Feirões Serasa.

O que significa o termo negativado?

Essa palavra diz respeito à pessoa que não paga um débito pendente. Dessa forma, o nome e CPF do devedor é incluído na lista dos órgãos de proteção ao crédito como Serasa.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *