Início » Simulador de financiamento, a ferramenta que pode ajudar no seu planejamento

Simulador de financiamento, a ferramenta que pode ajudar no seu planejamento

simulador de financiamento

Saiba tudo a respeito de um simulador de financiamento. Assim, entenda a importância dessa ferramenta, como funciona, bem como quais são as melhores plataformas online para você simular a compra do seu imóvel ou do seu novo veículo, confira a seguir.

O conceito de simulador de financiamento

Ele é uma ferramenta usada a fim de fazer uma estimativa do número de parcelas e os juros de financiamento. Dessa forma, no geral, esse mecanismo é utilizado antes da avaliação de crédito.

Isso significa que a previsão das quantias é feita nas condições padrões do sistema. Portanto, não considera o caso de cada cidadão. Assim, o cliente tem uma noção do quanto os bancos e financeiras cobram e podem negociar um acordo melhor. 


Foto: Cliente empolgado em adquirir um carro novo da concessionária.

Entenda como funciona um simulador de financiamento

Para uma análise mais correta, é necessário ter em mãos informações como os seus dados pessoais, bem como do imóvel, carro ou bem que deseja financiar.

Hoje em dia, diversos bancos e instituições financeiras dão a opção do consumidor fazer a simulação online. Dessa forma, basta acessar a página oficial e buscar a solução na aba de “financiamentos”.

Para aqueles que preferem interagir, ainda existe a alternativa de simular esse tipo de crédito de forma presencial. Então, é só procurar a agência mais próxima de você. 


Foto: Mulher fazendo uma simulação de financiamento online.

As plataformas mais usadas para simular financiamento

Há diferentes tipos de financiamento, por sua vez, existem várias opções disponíveis para você fazer o seu. Assim, veja a seguir as três principais do mercado.

Simulador de Veículos Bradesco

Esse simulador de financiamento já é específico para quem deseja um carro novo. Então, saiba desde já, que as considerações oferecidas levam em conta apenas esse banco em questão.

Calculadora do Cidadão

Essa plataforma pertence ao Banco Central para ajudar os brasileiros nos cálculos antes de adquirir um financiamento. Dessa maneira, utilizá-lo é bem fácil, afinal, basta preencher três de quatro variáveis como:

  • Quantia financiada;
  • Valor da parcela;
  • Número de prestações;
  • Taxa de juros ao mês.

Simulador de Financiamento Habitacional da Caixa

Essa ferramenta é exclusiva para quem pretende adquirir um imóvel. Assim como o do Bradesco, leva em conta apenas os dados da Caixa.

O cidadão deve preencher as suas informações em um formulário e responder algumas perguntas como local da propriedade que deseja financiar e se o solicitante tem outros imóveis na mesma região. 

A importância do simulador de financiamento

É fato que quanto mais simulações você fizer, maiores as chances de tomar a melhor decisão. Sem essa previsão de gastos futuros, não há como ajustar o orçamento presente para lidar com todos eles.

Prepare os seus documentos e tire um tempo só para esse momento. Assim, fazer isso com calma é o ideal para analisar bem todas as suas opções. 

É fundamental ficar atento ao CET, isto é, Custo Efetivo Total, que abrange todas as despesas de um empréstimo. Afinal, as taxas de juros são apenas uma delas.

Agora você entende a importância de um simulador de financiamento. Então, compare bem todas as condições e cobranças, sempre recorra a essa ferramenta para tomar a melhor decisão para a sua vida financeira.

Perguntas frequentes

Qual a taxa média de financiamento de veículos?

Em SP, no mês de julho de 2021, a taxa média, de acordo com o Banco Central, para um carro novo ficou em 21,9%, ou seja, com ponto porcentual de 0,3 a mais do que junho.

Como fazer a simulação de um financiamento?

O primeiro passo é ter em mãos as suas informações pessoais, bem como do item que deseja adquirir, por exemplo, carro, imóvel, terreno. Com isso, a simulação é mais real.

Quanto a Caixa financia imóvel?

No caso de financiar 90% de uma propriedade nova, por exemplo, saiba que o cidadão tem o prazo de 30 anos para quitar toda a dívida.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *