Início » Guia do empréstimo: conheça todos os tipos que existem

Guia do empréstimo: conheça todos os tipos que existem

empréstimo

O empréstimo é um recurso ao qual muitas pessoas recorrem quando surge um imprevisto financeiro na vida. Ou quando desejam realizar um plano antigo, como construir uma casa ou um carro. Por isso, conheça os tipos que existem e veja qual é o ideal para você.

Descubra o que é um empréstimo

Ele é uma espécie de acordo entre um indivíduo e um banco. Assim, uma pessoa física ou jurídica recorre a uma instituição financeira em busca de um determinado valor em dinheiro. Depois de um tempo pré-estabelecido, o mesmo tem que devolver a quantia com juros.

No geral, os brasileiros pegam um empréstimo nas seguintes situações: 

  • Para quitar dívidas;
  • Financiar uma casa ou carro;
  • Pagar os estudos;
  • Realizar um desejo antigo como viajar para o exterior.

Quais são os tipos de empréstimos que existem?

Os mais populares, sem dúvida, são os pessoais e os consignados. No entanto, há diversas outras modalidades. Então, a seguir, você confere uma lista e mais adiante, conhece os detalhes sobre cada uma:

  1. Empréstimo rotativo;
  2. Cheque especial;
  3. Financiamento;
  4. Empréstimo pessoal;
  5. Restituição do IR antecipado;
  6. Consignado;
  7. Empréstimo por penhor;
  8. Refinanciamento de imóvel;
  9. Antecipação do 13º salário.
Foto: Dois homens selando um acordo com um aperto de mão.

1 – Empréstimo rotativo

Quando o consumidor não paga a fatura total do cartão, de modo automático ele pega emprestado com a instituição financeira o valor que faltou. Portanto, o banco quita o restante e essa quantia vem no boleto do mês seguinte com juros bem abusivos.

2 – Cheque especial

É bem parecido com o empréstimo pessoal. Então, o banco concede um limite na conta de seus correntistas para que os mesmos usem quando quiserem. Mas, aqui também há juros bem altos.

3 – Financiamento

Neste caso, o cidadão deve usar o dinheiro para um fim específico, por exemplo, a compra de um imóvel ou carro. Dessa forma, se difere do pessoal, em que a pessoa pode usar a quantia recebida como desejar.

4 – Empréstimo pessoal

Para ter essa concessão aprovada, é necessário que a pessoa passe por uma análise de crédito. Além disso, o solicitante pode usar o dinheiro da maneira que quiser.

5 – Restituição do IR antecipado

Neste caso, o cidadão pode pedir a restituição antes da data prevista pela Receita Federal. Mas, para tal, é preciso que a pessoa tenha uma conta corrente e declare a instituição a qual pertence.

Vídeo: descubra qual o melhor tipo de empréstimo para pessoa física

6 – Consignado

Esse empréstimo é destinado a quem recebe benefícios do INSS, é colaborador de alguma empresa credenciada ou é servidor público. No consignado, um valor é descontado todo mês do salário do cidadão e tem o limite máximo de 30%.

7 – Empréstimo por penhor

Aqui, a pessoa concede um bem próprio ao banco e em troca disso, recebe crédito. Assim, é um dos tipos mais comuns, não requer análise, no entanto, o atraso no pagamento das parcelas pode fazer com que a instituição fique com o bem penhorado.

8 – Refinanciamento de imóvel

Aqui, o cidadão dá como garantia um bem já pago, como uma casa. No geral, os juros são mais baixos e os prazos de pagamento, maiores, podendo chegar a até 20 anos.

Foto: Mulher jovem sorrindo apertando a mão de um senhor.

9 – Antecipação do 13º salário

É muito parecido com a restituição do IR antecipado. Assim, quando o solicitante recebe o 13º na conta, no período em que é cedido normalmente, o banco fica com ele e mais um valor de juros, em troca de ter oferecido o benefício antes.

Compensa pedir um empréstimo?

Muitos enxergam esse recurso como um vilão das finanças pessoais. Mas, tudo depende de ter um bom planejamento e estudo de qual modalidade é a ideal para você. 

O pessoal pode ser um aliado em um momento de necessidade, como uma emergência médica. Além disso, para quem está com dívidas, há opções de crédito que podem ajudá-lo a se livrar delas. Portanto, vale a pena, desde que seja uma decisão consciente.

Perguntas frequentes

Quais os principais tipos de empréstimos existentes hoje no Brasil?

Dentre eles estão o pessoal, consignado, rotativo, o pessoal com garantia, cheque especial, refinanciamento de imóvel, antecipação do 13º salário e da restituição do IR.

Como escolher um bom empréstimo?

Antes de tudo, compare e pesquise o CET (Custo Efetivo Total), considere as cooperativas de crédito como uma opção ou o consignado, caso se enquadre no critério.

Qual o melhor crédito pessoal ou consignado?

Este segundo tende a ter taxas de juros menores, já que o risco de inadimplência é mais baixo. Isso porque, o desconto é feito direto no salário do solicitante.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *