Início » Financiamento de imóvel é bom? Saiba mais sobre isso

Financiamento de imóvel é bom? Saiba mais sobre isso

financiamento de imóvel

O financiamento de imóvel é um crédito cedido por bancos e financeiras, a fim de realizar o desejo de muitas famílias, que é comprar uma casa. Assim, tal aquisição tem como sinônimo segurança e estabilidade. Por isso, entenda como funciona todo o processo.

Veja o que é financiamento de imóvel

Ele é como um empréstimo, só que diferente do pessoal, o seu uso tem um único propósito: a compra de uma residência. Dessa forma, o cidadão adquire a propriedade graças a concessão de crédito e depois paga ao banco as parcelas e juros condizentes com a dívida. 

O financiamento imobiliário é tido como aquele que tem as menores taxas do mercado e um dos prazos mais longos, de até 35 anos. Então, o imóvel pode:

  • Ser novo;
  • Usado;
  • Estar apenas na planta;
  • Ou ainda em obra.

Hoje em dia, há instituições financeiras que chegam a cobrir cerca de 90% da quantia total da habitação. Por fim, os recursos para financiar uma casa no Brasil vem de:

  • FGTS;
  • CRIs;
  • Poupança;
  • CCIs.

Como funciona o financiamento de imóvel

A primeira etapa consiste na escolha da sua casa dos sonhos, de acordo com as suas condições financeiras. Além disso, antes de aprovar o empréstimo, o banco analisa tanto os documentos da propriedade quanto do vendedor.

Isso é para garantir que tudo esteja em ordem, sem quaisquer dívidas que impeçam a transação. Em seguida, é preciso procurar a instituição que tenha a melhor proposta do mercado, cada uma tem uma política de financiamento de imóvel próprio. 

Os gastos do processo devem ser bem analisados

Também é essencial considerar o CET, ou seja, o Custo Efetivo Total. Por isso, é fundamental conhecer e analisar diferentes condições.

Os bancos levam em conta o relacionamento que tem com o cliente. Por exemplo, se você é correntista há anos, pode obter uma proposta mais vantajosa.

Depois, é chegado o momento de separar os documentos necessários e preencher os formulários. Aliás, alguns dão a opção de enviá-los de modo eletrônico. Assim, no geral, o período para aprovar um financiamento, é de mais ou menos 30 dias. 


Foto: Deixe o orçamento e as contas em dia antes de decidir pelo financiamento de imóvel.

Os documentos necessários para financiar uma casa

Isso varia em cada instituição, no entanto, é comum exigir:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência e de renda;
  • Relatório conjunto negativo de débitos de tributos federais;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Registro do acordo de financiamento em cartório.


Foto: O financiamento de imóvel é uma das modalidades com maior prazo de pagamento.

Quem pode fazer um financiamento imobiliário?

Antes de tudo, é preciso estar com o nome limpo, sem qualquer problema com a Previdência Social. Além disso, é necessário ser maior de idade (18 anos) ou ser emancipado (no mínimo 16 anos).

Exige-se que o cidadão tenha como arcar com os gastos do financiamento de imóvel, ter nascido no Brasil ou ser estrangeiro com visto permanente.

Tome uma decisão consciente

Essa iniciativa requer muita cautela e planejamento, afinal, é um compromisso de longo prazo. Por isso, leve em conta todas as informações deste guia para fazer uma escolha sábia. 

Independente da sua decisão, cuide do seu orçamento e mantenha todas as contas em dia, para não gerar mais dívidas e dar conta de todas as despesas do mês, incluindo as parcelas do financiamento. 

Perguntas frequentes

Como faço para financiar um imóvel?

Procure um banco ou instituição financeira para solicitar uma linha de crédito. Em seguida, será necessário preparar alguns documentos e você passará por uma análise de crédito.

Qual a renda mínima para financiar um imóvel de 250 mil?

Saiba que será necessário ter uma renda de mais ou menos R$ 8 mil. No entanto, tal valor depende do número de parcelas e de quanto pretende pagar na entrada.

Como fazer para financiar uma casa sem ter dinheiro?

Uma das opções para o financiamento de imóvel para quem não vai dar nenhuma quantia de entrada é por meio do Sistema de Financiamento Habitacional (SFH). 

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *