Início » Score de crédito: descubra o que é e se é possível aumentá-lo

Score de crédito: descubra o que é e se é possível aumentá-lo

Score de crédito

Ter um score alto, é sinônimo de crédito no mercado. É muito provável que você já tenha ouvido esse termo por aí, mas sem saber o que realmente significa e qual é o impacto dessa pontuação na sua vida financeira. Então, é sobre isso que você confere a seguir. 

Descubra o que é o score

Antes de mais nada, é uma pontuação que está ligada ao seu CPF e que vai de 0 a 1000. Dessa forma, ela classifica o quão bom pagador a pessoa é e tem como base o seu histórico financeiro.

Muitos bancos e empresas fazem uso do score para avaliar as chances de um consumidor atrasar os pagamentos. A partir disso, elas tomam uma decisão sobre conceder ou negar crédito (financiamento, empréstimo, cartão) a um cidadão.

É importante mencionar que cada instituição age segundo as suas próprias regras. Ou seja, se ela aprova ou recusa uma solicitação, o mesmo pode depender ou não da sua pontuação. Portanto, é possível conseguir crédito em um banco e em outro não. 

Saiba como o score pode afetar a sua vida

Quem tem essa pontuação próxima ao 0, tem poucas chances de ter a solicitação de crédito que tanto deseja aprovada. Isso porque, esse número indica que o consumidor atrasa a maioria de seus pagamentos.

Agora, por outro lado, se o seu score é próximo a 1000, o seu pedido tem grandes chances de ser concedido. Dessa forma, entenda a seguir como se classifica essa pontuação:

  • 0 a 300: cidadão possui grande risco de inadimplência;
  • 301 a 700: risco mediano de não pagar;
  • 701 a 1000: baixo risco de inadimplência. 

Quanto maior a sua pontuação, mais chances de conseguir realizar as suas vontades e sonhos, pois a aprovação de crédito é quase certa. Afinal, isso demonstra aos bancos e instituições que você tem uma vida financeira estável e equilibrada. 

Como saber de quanto é o meu score?

É possível descobrir a sua pontuação sem sair de casa, por meio da internet. Dessa forma, basta fazer o seguinte:

  1. Entrar no site do Serasa;
  2. Informar o seu CPF e senha do cadastro na plataforma;
  3. Quem não tem um registro, é bem simples e rápido criar uma conta.

Saiba ainda que a consulta é totalmente segura, isso porque, somente o usuário e as instituições de crédito têm direito a checar esse dado. 

É possível aumentá-lo?

Para ter um score mais alto, a primeira atitude é limpar o nome. Ou seja, quem tem débitos em atraso, deve procurar o seu credor e quitá-las de imediato. 

Uma sugestão é sempre pesquisar se está acontecendo algum Feirão do Serasa, que oferece ótimas oportunidades de negociação e muitos descontos para se livrar de vez das dívidas.

Conheça o seu score

Agora você já descobriu como aumentá-lo e a sua real importância. Dessa maneira, não perca tempo e vá checar o seu na plataforma online do Serasa.

Ter esse tipo de conhecimento é muito importante para saber como as suas finanças são vistas pelas instituições financeiras. Afinal, uma pontuação baixa limita a realização de seus sonhos, como comprar um carro ou construir uma casa.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *