Início » Quer quitar dívidas? Limpar o nome e ter uma vida nova? Descubra como

Quer quitar dívidas? Limpar o nome e ter uma vida nova? Descubra como

casal fazendo calculos para quitar dívidas

Quitar dívidas não é uma missão impossível e está bem ao seu alcance, basta seguir os quatro passos propostos neste texto. Portanto, limpe o seu nome, volte a ter crédito no mercado e comece a sonhar de novo com um futuro mais tranquilo para você e sua família. 

Saiba como quitar dívidas em quatro passos

De acordo com o Datafolha, 45% dos brasileiros estão com as contas atrasadas, ou seja, estão inadimplentes. O motivo principal é a falta de um bom planejamento de suas finanças. 

O cartão de crédito lidera o ranking dos débitos em atraso (25%), seguido de contas de luz (22%) e água (16%). Com o orçamento no vermelho e a pilha de faturas se acumulando, muitos acabam recorrendo a empréstimos, o que acarreta em mais dívidas.

A boa notícia é que se livrar delas não é impossível. Portanto, confira as quatro dicas a seguir que vão te ajudar a reverter essa situação, para que você possa limpar o nome e ter mais qualidade de vida.

1 – Calcule o quanto você deve

Para quitar dívidas, é necessário conhecer o valor total dos débitos em aberto. Dessa forma, coloque-as em uma pilha começando por aquelas que têm a maior taxa de juros, ou seja, fatura do cartão de crédito ou cheque especial.

No caso de dúvidas sobre a quantia atualizada das contas mais antigas, entre em contato com a operadora e peça o valor reajustado.

2 – Veja o quanto pode pagar por mês para quitar dívidas

Nessa etapa, você deve criar uma estratégia para separar uma parte da sua renda para o pagamento dos débitos maiores. Então, quando as contas estiverem mais equilibradas, consulte o seu orçamento e corte algumas despesas como:

  • Deliverys;
  • Assinatura de streaming;
  • Compras desnecessárias.

Aos poucos, economizar se tornará um hábito, portanto, as chances de um novo endividamento ficarão bem menores.

3 – Negocie com os seus credores

Agora você sabe qual é o tamanho da sua dívida e separou uma parte da sua renda para quitá-la. Portanto, o passo seguinte é negociar com os bancos.

Entre em contato e antes de tudo, solicite uma proposta com as melhores condições possíveis de pagamento. Então, consulte o seu orçamento e veja se o valor oferecido pelo credor está de acordo com a quantia que você destinou para quitar dívidas.

Dicas para negociar dívidas com os bancos

É normal ficar tenso ou ansioso diante de uma negociação. Dessa maneira, a fim de ajudá-lo nesse momento, saiba o que fazer para ter sucesso na negociação:

  • Entre em contato o quanto antes e demonstre interesse em resolver a pendência;
  • Pesquise as condições oferecidas por outras instituições;
  • Faça propostas justas para ambas as partes durante a negociação;
  • Não se intimide;
  • Procure por feirões de renegociação;
  • Não aceite nenhum acordo sem antes reavaliar o seu orçamento;
  • Anote tudo e não assine nada sem ler com muita atenção antes.

4 – Tenha mais controle sobre os seus gastos

Para quitar dívidas e jamais voltar a criar novas, é essencial seguir essas dicas e acima de tudo, adotar novos hábitos de consumo. Isso significa controlar melhor a forma de gastar o seu dinheiro.

Faça uma autoavaliação, por exemplo, reflita se é necessário comprar um sapato novo ou se você o quer apenas porque está com uma boa promoção. Durante essas reflexões, pode ser que encontre certos gastos que não são essenciais, portanto, devem ser evitados.

Invista em educação financeira após quitar dívidas

A melhor maneira de evitar contrair novas pendências é se educando financeiramente. Assim, busque esse conhecimento, seja por meio de livros, cursos, canais no YouTube ou blogs especialistas no assunto. Volte a pensar no futuro com mais esperança e sem dívidas.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *