Oficina conclui processo de formação de micro e pequenas empresas para internacionalização

Encontros em SP e Recife finalizam a fase de aceleração de impacto e o processo formativo das micro e pequenas empresas do projeto ICV Global para sua internacionalização a partir de diferenciais de inovação e sustentabilidade de seus produtos e serviços 21/10/2016
COMPARTILHE

Local FGV-SP, São Paulo/SP; JUMP Brasil, Recife/PE
Data: 21-22 de setembro (SP), 04-05 de outubro (Recife) Projeto: Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global) Participantes: Representantes das empresas participantes do 2º ciclo de ICV Global Apresentação: Ana Coelho e Paulo Branco (GVces)
Texto: Bruno Toledo (GVces)
Fotos: Roberta Boccalini (GVces)

Depois de meses de capacitação e aconselhamento por parte das equipes do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as micro e pequenas empresas (MPEs) participantes do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global) estão finalmente preparadas para iniciar seu trabalho de internacionalização a partir de diferenciais de inovação e sustentabilidade em seus produtos e serviços.

Este primeiro momento do ciclo 2016-2017 de ICV Global foi concluído com a realização da segunda oficina de aceleração de impacto, entre o final de setembro (em São Paulo) e o início de outubro (em Recife). Da mesma forma que na primeira oficina de aceleração de impacto, neste encontro as empresas tiveram a oportunidade de receber aconselhamento individualizado por parte da equipe de ICV Global e de dialogar com especialistas e empreendedores experientes para inspirar decisões estratégicas. A aceleração de impacto é importante para que as empresas direcionem adequadamente a implementação de suas estratégias de internacionalização desenvolvidas durante a fase de mentoring, realizada por ICV Global entre maio e julho passados.

Na plataforma de aconselhamento, os especialistas do GVces e da Apex-Brasil analisaram e discutiram com as empresas sobre seus planos de ação para internacionalização e seus materiais institucionais de comunicação (vídeos, apresentações institucionais, catálogos, folders, websites, etc.).

Além disso, nesta oficina as empresas participantes também tiveram a oportunidade de realizar uma simulação de rodada de negócios, a próxima etapa de sua participação em ICV Global neste ciclo. A simulação desafiou os participantes a aproveitar as informações e o aprendizado desenvolvido nas fases de mentoring e aceleração de impacto e colocar em prática suas estratégias de abordagem e interlocução com potenciais compradores de seus produtos e serviços.

"Além do treino necessário e da segurança em apresentar o negócio a partir de argumentos consistentes, os participantes tiveram que lidar com o inesperado e saber improvisar, entendo que é fundamental desenvolver empatia para estabelecer conexões e cultivar relacionamentos", explica Ana Coelho, gestora do projeto ICV Global pelo GVces.

Para concluir os trabalhos, os participantes puderam conversar com representantes de MPEs que participaram do ciclo 2014-2015 de ICV Global sobre as experiências e os desafios de empreender no mercado internacional a partir de atributos inovadores e sustentáveis. 

Próximos passos - Depois de encontros em São Paulo e no Recife, o projeto ICV Global promoverá uma 6ª oficina de trabalho nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em Brasília/DF, com o intuito de aprofundar a relação entre as MPEs participantes do projeto. Concluída a capacitação especial dessas empresas, elas estão preparadas para participar de missões comerciais que serão promovidas pela Apex-Brasil nos próximos meses.

Por sua vez, ICV Global inicia no final de outubro a 2ª frente de trabalho da iniciativa: a formação de MPEs presentes na cadeia de valor de duas grandes empresas brasileiras. Nesta fase de engajamento das empresas-âncora o objetivo é contribuir para que elas possam atuar como indutoras de práticas sustentáveis ao longo de sua cadeia, influenciando pequenos empreendedores associados a ela. 

Acompanhe as atividades e saiba mais sobre o trabalho de ICV Global aqui.