Início » Guia completo sobre financiamento de carro

Guia completo sobre financiamento de carro

financiamento de carro

O financiamento de carro surge como uma oportunidade para muitos que sonham em ter um carro novo ou usado na garagem. Em 2019, segundo o B3, 6 milhões de veículos no Brasil foram obtidos por meio dessa modalidade. Assim, entenda como ela funciona.

Saiba o que é um financiamento de carro

Na prática, é como um empréstimo. Por exemplo, suponha que você sonhe em ter um veículo 0 km no valor de R$ 69 mil. No entanto, não possui toda essa quantia em seu saldo no banco para comprá-lo à vista. 

A opção, então, é buscar um crédito em um banco ou financeira para entregar o valor à concessionária e depois dividir a quantia total em suaves parcelas.

Como se trata de um empréstimo, sem dúvida, haverá a inclusão de juros nesse processo. Mas, diferente do pessoal, esse tipo de crédito só é concedido ao cliente para a aquisição de bens como veículos e casas.

Por conta disso, a instituição financeira vai exigir de você os documentos do automóvel antes de liberar, por fim, o financiamento de carro.

Consórcio e financiamento: há diferenças?

Este primeiro funciona da seguinte maneira: uma empresa especialista reúne um grupo que tem uma única meta: adquirir um carro. Assim, cada integrante paga uma quantia mensal fixa que se destina a um fundo comum e um de reserva.

A partir daí, um participante é sorteado e aquele valor pago por todos é utilizado na compra do veículo. Dessa forma, a mesma situação se repete mês a mês, até que chegue a sua vez.

Mais uma grande diferença entre essas modalidades

O consórcio e o financiamento de carro também diferem nas taxas, pois neste primeiro não há juros da mesma forma que acontece no segundo. Mas, existem sim algumas cobranças como a de administração.

Em resumo, não é um tipo de empréstimo, mas caso não tenha pressa em adquirir um veículo, sem dúvida, compensa considerar essa alternativa.


Foto: O financiamento de carro é para quem tem pressa em comprar um veículo próprio.

Agora entenda o processo de financiar um carro no Brasil

Em primeiro lugar, é necessário ter em mente o modelo de automóvel que deseja comprar. Em seguida, vem a escolha do banco ou financeira com a qual pretende fazer negócios. 

Fique atento à avaliação de crédito, afinal, é uma das etapas mais importantes do processo. Também fundamental é a parte relativa às condições de pagamento, tanto sobre a entrada quanto o parcelamento.

Note que quanto maior o valor de entrada, maiores as chances de ter o financiamento de carro aprovado e com prestações menos pesadas. Por fim, tenha em mãos todos os documentos solicitados, originais e cópias.


Foto: O financiamento é o recurso usado para quem sonha em ter um carro na garagem.

Financiamento de carro para a realização dos seus sonhos

Esse tipo de crédito é um empréstimo, portanto, exige cuidados. Ou seja, antes de assinar um contrato, reveja o seu orçamento e tenha a máxima certeza de que vai conseguir pagar as parcelas até o fim.

Até porque, essa modalidade não deixa de ser uma dívida, mesmo que boa. Dessa forma, é essencial que ela não comprometa o seu ganho de modo que prejudique a sua vida financeira. Enfim, com a ajuda desse conteúdo, você estará mais seguro em sua decisão.

Perguntas frequentes

Qual é a melhor forma de financiar um veículo?

Dentre todos os tipos de financiamento, aquele que é considerado o melhor pelas empresas é o Leasing que funciona como um arrendamento. 

O que é preciso para um financiamento ser aprovado?

Antes de tudo, as contas precisam estar pagas e em dia. Também é necessário comprovar que consegue arcar com o pagamento das prestações, ou seja, ter uma boa renda.

Quanto tempo o banco demora para aprovar um financiamento veículo?

No geral, o prazo de espera é de 15 dias, ainda mais quando o processo acontece na própria agência bancária do solicitante ou em uma cooperativa de crédito. 

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *