ICV Global inicia etapa de aceleração de impacto

Oficina reúne micro e pequenas empresas participantes do projeto para atividades visando o fortalecimento de seus diferenciais competitivos de inovação e sustentabilidade 08/09/2016
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Local FGV-SP, São Paulo/SP; JUMP Brasil, Recife/PE
Data: 23-24 e 30-31 de agosto de 2016 Projeto: Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global) Participantes: Representantes das empresas participantes do 2º ciclo de ICV Global Apresentação: Ana Coelho e Paulo Branco (GVces); Benjamin Rosenthal e Marcus Salusse (FGV-EAESP)
Texto: Bruno Toledo (GVces)
Fotos: Roberta Boccalini (GVces)

Dando continuidade ao esforço de capacitar micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras com diferenciais de inovação e sustentabilidade em seus produtos e serviços para sua internacionalização, o projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global) iniciou em agosto passado a sua 2ª etapa no processo coformativo das MPE participantes – a etapa de aceleração de impacto.

A aceleração de impacto consiste em uma plataforma de aconselhamento, similar com as práticas de consultorias tradicionais, mas ajustada para atender pequenas e médias organizações visando seu desenvolvimento mais intenso. Esta etapa busca preparar as MPE selecionadas para enfrentar os mercados internacionais com seus produtos e serviços dotados de atributos de sustentabilidade e com alto valor agregado.

Ao longo de duas oficinas, as empresas participantes receberão aconselhamento individualizado por parte da equipe do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e terão a oportunidade de dialogar com especialistas e empreendedores experientes para inspirar decisões estratégicas. Esta fase é importante para que as empresas direcionem adequadamente a implementação de suas estratégias de internacionalização desenvolvidas durante a primeira etapa do projeto, a de mentoring.

A fase de aceleração de impacto foi iniciada com oficinas realizadas em São Paulo, nos dias 23 e 24 de agosto, e em Recife, nos dias 30 e 31 do mesmo mês, com a participação de representantes das MPE participantes do 2º ciclo do projeto ICV Global.

Neste encontro, os representantes das MPE foram atendidos individualmente pela equipe do GVces e da Apex-Brasil e participaram de atividades de formação voltadas para branding, proteção da marca e marketing, com a participação dos professores da FGV-EAESP Benjamin Rosenthal e Marcus Salusse, além de continuar o programa intercultural e competência comunicativa linguística.

Importância da imagem pública da empresa

"A partir do ato do consumo, a marca transfere seus valores conceituais e simbólicos a quem a utiliza, influenciando diretamente o posicionamento social e a identidade do público. O consumidor busca se associar a empresas que valorizam e consideram aquilo que ele acredita ter valor".

Marcus Salusse, professor da FGV-EAESP, durante a 1ª oficina de aceleração de impacto de ICV Global

Para uma empresa, poucas coisas são tão estratégicas para o seu negócio como a sua imagem perante o seu público consumidor. Sem uma imagem consolidada e de credibilidade no mercado, mesmo uma empresa que gere produtos e serviços de qualidade não consegue sobreviver. Essa imagem não se resume apenas ao logotipo da empresa ou seu slogan, mas abrange desde a percepção pública sobre a marca até o seu comportamento no mercado, passando pelos valores que ela professa.

Para refletir sobre essa questão, o ICV Global convidou o professor da FGV-EAESP Marcus Salusse para falar sobre branding. Em linhas gerais, branding é o conjunto de ativos e passivos ligados à marca de uma empresa, que se somam ou subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para o consumidor. Enquanto a marca é a promessa da empresa para o seu consumidor, o branding é tudo aquilo que potencializa essa promessa - na medida em que essa promessa é realista e está incorporada à missão da empresa.

"A partir do momento em que você tem uma proposta clara de valor, você se alinha a pessoas que compartilham essas considerações", aponta Salusse. Assim, a relação entre o consumidor e a empresa, mais do que utilitarista, também está embuída de um exame de valor por parte do consumidor. 

Por isso, é importante que a empresa tenha uma estratégia de marca definida que reforçe a sua reputação e que crie uma proposta de valor que a diferencie dentro do mercado. No entanto, mais crucial ainda é que essa proposta de valor esteja alinhada com a cultura da própria empresa: caso contrário, eventualmente a promessa associada à marca acabará sendo descumprida, o que pode gerar problemas para ela.  

Isso é ainda mais problemático atualmente, com o público dotado de tecnologias de comunicação cada vez mais inovadoras. Hoje, as empresas estão sob escrutínio público constante por parte de seus consumidores, que exigem cada vez mais transparência e coerência entre os valores professados pela empresa e sua prática dentro e fora de seus limites operacionais. 

Ao mesmo tempo, a era digital também traz importantes ferramentas para que a empresa conheça melhor quem consome os seus produtos e serviços, permitindo a ela otimizar seus esforços de comunicação da marca para os diferentes públicos. Para abordar melhor essas novas possibilidades para o marketing empresarial, os participantes da oficina tiveram a oportunidade de conversar com o professor da FGV-EAESP Benjamin Rosenthal. 

"Os ambientes são muito transparentes hoje em dia. Na era das redes sociais e da internet, andar fora do quadrado custa muito caro para a empresa".

Benjamin Rosenthal, professor da FGV-EAESP, durante a 1ª oficina de aceleração de impacto de ICV Global

Próximos passos - A 2ª oficina de aceleração de impacto será realizada em setembro nas cidades de São Paulo e Recife (voltada para as MPE do Nordeste brasileiro). Concluída essa segunda fase de ICV Global, as MPE participantes estarão capacitadas para participar de fase de promoção comercial junto à Apex-Brasil. 

Acompanhe as atividades e saiba mais sobre o trabalho de ICV Global aqui.