Início » Guia completo do cartão de crédito

Guia completo do cartão de crédito

cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais populares entre os consumidores. No entanto, essa ferramenta ainda gera algumas dúvidas entre os brasileiros. Dito isso, confira esse guia completo sobre ele para usá-lo da melhor maneira. 

Saiba o que é um cartão de crédito

Esse meio de pagamento é um pequeno produto feito de plástico ou metal em que o consumidor utiliza para realizar compras de duas formas:

  • À vista;
  • Em parcelas.

Com o cartão também é possível sacar dinheiro em um caixa eletrônico do banco que o emitiu. Assim, ele é para pessoas físicas ou empresas e conta com cobertura nacional ou internacional, dependendo da variante. 

Foto: Homem exibindo na mão um cartão de crédito. 

Entenda como o cartão de crédito funciona

No geral, esse produto é emitido por uma instituição financeira. No entanto, não é preciso ter uma conta no banco em questão para ter um cartão. Dessa forma, cada um possui um limite de crédito que é definido segundo os ganhos do indivíduo. 

Isso significa que o portador tem uma quantia máxima de gastos no cartão de crédito. Portanto, ao adquirir bens e serviços, o mesmo não pode ultrapassar esse valor.

Vídeo: veja um guia completo sobre cartão de crédito

Fique atento a data de vencimento do seu boleto

A cada mês, o usuário recebe uma fatura onde consta todas as despesas que ele teve com a ferramenta, tanto as compras à vista quanto as parceladas. Dessa maneira, o valor total deve ser quitado em uma data específica.

Tal vencimento é muito importante e requer atenção do consumidor. Pois ele tem um período de 40 dias para pagar a fatura sem multas e juros. Isso porque, o fechamento da mesma acontece cerca de 10 dias antes da data de vencimento.

A fatura do cartão de crédito vai fechar no dia 10, caso o vencimento seja no dia 20. Ou seja, ao usar o cartão no dia 11, o portador só vai pagar por aquela aquisição no próximo mês. 

Qualquer compra pode ser parcelada no cartão?

Isso depende da loja ou comércio, mas, no geral, é possível dividir em parcelas as compras. Além disso, é o próprio comerciante que define o número máximo. Aliás, para concluir essa transação, é necessário também ter limite disponível.

Foto: Mulher passando o cartão de crédito na maquininha.

Dicas essenciais para usar o seu cartão com sabedoria

Para que o cartão de crédito seja um aliado e não um vilão em sua vida financeira, é fundamental ter um bom planejamento. Assim, ter controle é essencial para não cruzar a linha e acabar com dívidas. Por isso, veja algumas sugestões logo abaixo:

  • Fique atento a data de vencimento e de fechamento da fatura;
  • Sempre pague o valor total do boleto, evite quitar apenas o mínimo;
  • Ao fazer compras online, informe os dados do cartão apenas em sites seguros;
  • Não empreste o seu cartão e nem anote a sua senha em qualquer lugar;
  • Jamais faça uso do crédito rotativo

Faça desse plástico um amigo e não um inimigo

O cartão de crédito, sem dúvida, facilita muito o dia a dia dos consumidores. No entanto, é importante utilizá-lo de modo consciente e equilibrado, levando em conta os seus ganhos e demais despesas.

Ao usá-lo da forma correta e pagando a fatura integral todos os meses antes da data de vencimento, os benefícios de tê-lo serão muitos, basta saber aproveitar.

Perguntas frequentes

O que é necessário para fazer um cartão de crédito?

No geral, os documentos variam, mas é comum que se peça carteira de identidade, comprovante de renda, bem como de residência e CPF.

Quem pode ter um cartão de crédito?

Existem alguns requisitos básicos para solicitar, por exemplo, ter mais de 18 anos. Além disso, ajuda na aprovação não possuir o CPF nos órgãos de proteção ao crédito.

Estou com o nome limpo mas não consigo cartão de crédito?

Há alguns motivos para que essa situação aconteça, uma delas é que o banco faz uma análise de crédito e checa dados como histórico financeiro, renda e score de crédito.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *