Início » O que é crédito, guia para você conquistar o seu

O que é crédito, guia para você conquistar o seu

crédito

O cidadão que tem crédito no mercado, possui mais chances de conseguir o imóvel dos sonhos ou um carro próprio. Dessa forma, é fundamental ter o máximo de controle sobre as suas finanças, a fim de não se endividar e ficar com má reputação frente aos bancos. 

Conheça o conceito de crédito

Esse termo vem do latim e quer dizer confiança. Assim, ele pode ser descrito como um empréstimo concedido por terceiros, como cooperativas, instituições financeiras e bancos, para quem não tem recursos o suficiente para adquirir bens.

Dito isso, essas empresas apenas emprestam dinheiro para aquele cidadão que tem um bom crédito no mercado. Ou seja, em quem eles confiam que vai devolver a quantia concedida no tempo estipulado. 

Para ter essa certeza, eles analisam os dados e situação financeira de cada solicitante. Dessa forma, é possível avaliar o risco de ocorrer inadimplência. 

Veja como conquistar crédito

Há diversas maneiras de conseguir isso, mas, dentre elas, pode-se destacar:

  1. Ter renda comprovada;
  2. Score alto;
  3. Pagar a fatura do cartão em dia;
  4. Não ter mais de 30% da renda comprometida.

1 – Ter renda comprovada

Para obter crédito, é essencial ter ganhos financeiros e comprová-los. Pois assim, o banco consegue avaliar melhor o seu perfil enquanto consumidor e pagador.

Outro detalhe importante é ter um emprego estável. Por exemplo, é mais fácil um funcionário público conseguir empréstimo, porque é mais difícil que ele seja demitido. Ou seja, isso aumenta a confiança da instituição no cidadão.


Foto: Ter um emprego estável é um dos fatores que influenciam em um bom crédito.

2 – Score alto facilita o crédito

Todo consumidor possui uma pontuação que varia de 0 a 1000. Então, esse valor depende do seu histórico de pagamentos, por exemplo, se as contas estão em dia e são pagas antes do vencimento. Também é avaliado se o seu nome já foi negativado. 

Como saber de quanto é o score?

Para isso, é necessário fazer uma consulta na plataforma Serasa. Com um breve e gratuito cadastro, é possível ver a sua pontuação e saber, por fim, se você tem boas chances de conseguir crédito no mercado.

3 – Pagar a fatura do cartão em dia

Todas as contas precisam estar em dia, em especial, a do cartão de crédito. Antes de tudo, o pagamento integral e antes do vencimento da sua fatura, é fundamental para a sua saúde financeira. 

Dito isso, a cobrança de juros aqui é abusiva e pode ser transformar em uma bola de neve que resulta em endividamento. Portanto, contrair dívidas é mais um critério que faz com que o seu score fique baixo e diminui as chances de uma possível aprovação de crédito.

4 – Não ter mais de 30% da renda comprometida

Quem tem uma parte dos ganhos comprometidos para a quitação de débitos em aberto, de fato, não inspira muita confiança no mercado. Dessa forma, é visto com desconfiança por financeiras, cooperativas e bancos


Foto: Ter um bom crédito influencia na aprovação de empréstimos e financiamentos.

Ter crédito requer muita disciplina

Como você viu até aqui, é fundamental ter total controle e organização sobre o seu orçamento. Dessa maneira, as contas ficam em dia, o risco de contrair dívidas é menor e a sua pontuação no score tende a aumentar.

A partir disso, fica mais fácil obter crédito e assim conseguir a aprovação de empréstimos, financiamentos e bons cartões. Com isso, concretizar os seus planos e sonhos fica cada vez mais ao seu alcance.

Perguntas frequentes

O que é crédito no banco?

É um acordo no qual o credor concede um valor em dinheiro ao cidadão. Dessa forma, esse tipo de contrato tem um prazo de início e fim para a quitação do empréstimo. 

Qual é a definição para crédito?

É uma quantia concedida por terceiros para que o consumidor possa adquirir algum bem, como carro ou casa. Em seguida, o cliente paga o valor acrescido de juros. 

O que é crédito e como as pessoas podem ter acesso a ele?

É um recurso extra obtido para adquirir algum bem ou contratar um serviço. É possível ter acesso a ele por meio de bancos, instituições financeiras e cooperativas.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *