Início » Está com o nome sujo? Veja como sair da lista de proteção ao crédito

Está com o nome sujo? Veja como sair da lista de proteção ao crédito

Casal assustado ao descobrir que está com o nome sujo

Não são poucos os brasileiros que estão com o nome sujo no mercado. Isso porque, segundo o IBGE, cerca de 14 milhões de cidadãos estão sem emprego. Portanto, sem uma renda fixa para quitar as contas, fica complicado se manter longe das dívidas.

Saiba o que significa estar com o nome sujo

Quem faz uma compra, mas por alguma razão não consegue pagar as suas parcelas mensais, acaba sendo negativado nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC e Boa Vista.

De acordo com esse primeiro, cerca de 60 milhões de pessoas no Brasil estão com o nome sujo. Aliás, essa estimativa abrange brasileiros de diferentes idades.

Como descobrir se está negativado?

Para confirmar se o seu nome sofreu restrição de crédito, é necessário entrar no site de um desses órgãos, Serasa ou SPC. Ali há um banco de dados sobre aqueles que estão com pendências financeiras no mercado. 

Ao fazer a consulta, informe algumas informações básicas como CPF. Assim, com o cadastro realizado, é só conferir o valor da dívida, bem como a instituição a qual está devendo. 

Foto: O  nome sujo pode ser resolvido veja dicas importantes.

Entenda as consequências de estar com o nome sujo

Perceba que estar com o nome negativado afeta a vida do cidadão como um todo, não só o lado financeiro. Isso porque, a pessoa fica com uma reputação ruim no mercado, é vista como mau pagador, ou seja, as empresas e bancos passam a vê-lo com desconfiança.

Além desses aspectos, o indivíduo também passa a ter dificuldade para:

  • Ter um empréstimo aprovado;
  • Conseguir financiamento, seja para uma casa ou veículo.

Também é mais difícil abrir uma conta em um banco ou adquirir um cartão de crédito. Aliás, para quem já é correntista de uma instituição, perde-se o direito ao cheque especial e não é possível emitir talão de cheque.

Confira alguns mitos sobre pessoas com restrição no nome

Muitos acham que estar com o nome sujo pode prejudicar a sua contratação em um novo emprego. Pois saiba que nenhuma empresa pode recusar um candidato baseado nesse critério. Na verdade, isso é considerado discriminação, portanto, é contra a lei.

A situação é a mesma para prestar um concurso público. Com exceção para o setor bancário ou de instituições como Banco Central, BNDES e Casa da Moeda.

Quem está negativado também não pode sofrer impedimento na hora de tirar um visto para fora do país ou passaporte. Dessa forma, sempre busque conhecer os seus direitos enquanto consumidor.

Foto: Para limpar o  nome sujo você precisa ter controle sobre o seu dinheiro.

Descubra como limpar o nome

Para se ver livre da lista de restrição de crédito, a melhor opção é buscar uma negociação com a instituição ou banco que possui a sua dívida. Assim, caso o devedor decida parcelar o débito, após o pagamento da primeira fatura, o nome sai do sistema.

Só que caso as próximas parcelas não sejam quitadas, ele volta a ficar com o nome sujo no órgão de proteção ao crédito. Além disso, quem fica inadimplente por cinco anos, o nome é retirado do banco de dados de forma automática.

Caso o seu nome continue sujo mesmo após o pagamento das suas pendências, a solução é buscar ajuda, pois pode ser que você tenha caído na lista negra da restrição interna. Então, para se livrar deste problema, consulte o manual “Fim da Restrição Interna”.

Tenha mais controle sobre o seu dinheiro

Uma vida financeira saudável é essencial tanto para evitar dívidas quanto para eliminá-las. Por isso, tenha um orçamento bem organizado e nunca gaste mais do que ganha, bem como, nunca tome decisões financeiras impulsivas. 

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *