Início » Guia completo sobre financiamento

Guia completo sobre financiamento

financiamento

O financiamento é um tipo de crédito em que alguém consegue adquirir um bem sem ter o valor todo em mãos. Assim, ao solicitar um, o cidadão vai pagando aos poucos e com um acréscimo de juros. Para entender tudo sobre o assunto, confira o guia completo a seguir. 

Entenda o que é o financiamento

De forma resumida, é uma modalidade de crédito em que alguém pega dinheiro com um banco ou instituição financeira, a fim de comprar um bem. O pagamento depois acontece em parcelas com o acréscimo de juros. 

Uma das características desse tipo de crédito é que o valor adquirido vai para o estabelecimento que vendeu o item. Por exemplo, quem financiar um carro, o dinheiro vai direto para a concessionária.

Todo o processo é firmado em um contrato que consta as principais informações sobre o financiamento como:

  • O total da dívida;
  • Quantidade de parcelas;
  • Data de vencimento.

Essa é uma das modalidades mais populares no Brasil. Aliás, um dos tipos mais procurados é o imobiliário. No ano de 2019, houve um aumento de 37% nesse setor, de acordo com a Abecip.


Foto: Uma das modalidades mais utilizadas de financiamento é o para aquisição de veículos novos ou usados

O que considerar ao pedir um financiamento?

Qualquer cidadão acima dos 18 anos pode solicitar este tipo de crédito. Mas, é essencial ter um bom histórico de pagamento e não estar com o “nome sujo” ou negativado nos órgãos de proteção como Serasa e SPC. 

Mesmo que, hoje em dia, seja um processo menos burocrático e complicado, é importante ficar atento a certos detalhes. Por exemplo, as condições que o banco ou instituição impõe nos contratos de financiamento. É bom ler tudo com atenção, para evitar problemas.

Vídeo: Dicas para financiar a sua casa

Veja quais cuidados tomar antes de se comprometer

É essencial ler todo o documento com calma e levantar questionamentos em caso de dúvida. Além disso, pode ser que o contrato tenha alguma cobrança oculta. 

Acima de tudo, para quem está considerando pedir um empréstimo do tipo, é fundamental conhecer o que é o CET, bem como as principais taxas de juros.

Custo Efetivo Total

Aqui incluem-se todas as despesas desse processo que o solicitante vai pagar, como:

  • Tributos;
  • Encargos;
  • Taxas.

Taxa de juros de financiamento

Essa é apenas uma parte dos gastos que compõem o Custo Efetivo Total. De fato, é comum que um banco cobre juros mais altos e um CET de valor mais acessível. Dessa forma, é com essa instituição que você deve fazer negócios. 


Foto: O sonho de ter a casa própria também pode ser realizado com um financiamento

Saiba a diferença entre empréstimo e financiamento

À primeira vista, ambos são modalidades de crédito, logo, devido a isso são consideradas um pouco parecidas. Mas, há particularidades em cada uma delas que as diferenciam.

Em relação à primeira, ela vale apenas para a aquisição de uma casa, carro ou para financiar estudos. Por outro lado, com o empréstimo, o cidadão tem mais liberdade de ação, ou seja, o indivíduo pode usar o dinheiro da maneira que quiser.

A primeira é mais interessante do que a segunda?

Como toda alternativa, é necessário levar em conta os seus prós e contras. Assim, a melhor forma de decidir entre um e outro é tendo os seus objetivos em mente.

Para quem tem como meta se livrar das dívidas ou abrir o próprio negócio, o primeiro é mais adequado. Agora para aquele que deseja realizar o sonho da casa ou carro próprio, a segunda modalidade é a ideal.

Dito isso, se está nos seus planos comprar um veículo, organize as finanças e solicite uma simulação de financiamento. Assim, vai realizar a sua vontade de anos e vai evitar contrair dívidas difíceis de quitar.

Perguntas frequentes

  1. Como financiar 100% de um imóvel?

    Neste caso, a escolha é para um apartamento na planta, que é negociado com a própria construtora. É possível obter boas condições quando o imóvel ainda está em construção.

  2. Qual o conceito de financiamento?

    É um tipo de crédito que se adquire para comprar uma casa ou carro. O pagamento acontece de médio a longo prazo, junto com um acréscimo de juros.

  3. Como funciona o crédito imobiliário?

    É concedido a uma pessoa que tem o desejo de comprar uma casa ou apartamento novo ou usado. Os bancos liberam esse financiamento por meio do pagamento total ou parcial do imóvel.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *