ICV Global e pequenas e médias empresas trazem publicação, casos e debate sobre internacionalização com sustentabilidade

Em evento na FGV-SP, o projeto ICV Global reuniu participantes, apoiadores e convidados para discutir os resultados do 1º ciclo de atividades, além de lançar publicação com aprendizados e casos selecionados 03/06/2015
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Local: FGV-EAESP, Auditório Itaú
Data
: 21 de maio de 2015 Projeto: Projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global) Participantes: Representantes de empresas membro, convidados de ICV Global, parceiros e público em geral Expositores: Adriana Rodrigues (Apex-Brasil), Christiano Braga (Apex-Brasil), Claudio Bastos (CBPAK), Eduardo Roxo (ATINA),
Evelyn Steiner (PoliÓleos), Francisco Biazini (REDERESIDUOS), Gilson Spanemberg (Apex-Brasil), Jorge Soto (Braskem),
Maria José Viesi (Empório Saúde), Paulo Branco (GVces), Samy Menasce (Brasil Ozônio), Sergio Scanavini (Cartonale),
e Thiago Terada (Beraca). Mediadores: Ana Moraes Coelho (GVces) Texto: Bruno Toledo (GVces)
Fotos: Milene Fukuda (GVces)

 

COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL A PARTIR DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 

“Queremos apoiar as empresas brasileiras a se internacionalizarem com atributos de inovação e sustentabilidade, a partir de uma decisão estratégica da empresa, e não apenas por causa de uma oportunidade pontual. Este projeto dá uma contribuição pequena, mas com enorme potencial de crescimento, para que coloquemos o Brasil na liderança de um processo de desenvolvimento sustentável, a partir de uma marca Brasil compatível com as nossas expectativas no mercado global.” - Paulo Branco, vice coordenador do GVces

Depois de 18 meses de trabalho, a sensação de dever cumprido e com bons resultados na mesa. Este foi o espírito que marcou o evento de conclusão do primeiro ciclo de atividades do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global), realizado no dia 21 de maio passado no Auditório Itaú, na FGV-SP.

Iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto ICV Global procura apoiar as pequenas e médias empresas (PME) a se internacionalizarem a partir de atributos de inovação e sustentabilidade em seus produtos e serviços. A ideia é promover uma marca Brasil sustentável e competitiva no mercado internacional em diferentes setores econômicos.

Neste primeiro ciclo de atividades, o projeto ICV Global se desdobrou em duas frentes de trabalho. Na primeira, selecionou dez PMEs com potencial de internacionalização e atributos de sustentabilidade e inovação, capacitando-as para entrar em mercados externos de interesse e apoiando-as na construção de seus planos de ação e no marketing e branding de seus produtos e serviços. Já na segunda frente, a equipe do GVces e da Apex-Brasil trabalhou com empresas presentes na cadeia de valor de duas grandes empresas, Beraca e Braskem, de forma a posicionar essas cadeias no mercado internacional e fortalecer a atuação dessas grandes empresas como plataformas de internacionalização com foco em inovação e sustentabilidade.

 

DO BRASIL PARA O MUNDO: REFLEXÕES E CASOS DO 1º CICLO DE ICV GLOBAL

“Dentre os aprendizados, do ponto de vista da empresa cliente da Apex-Brasil, este projeto deixou clara a importância do planejamento, do marketing, de como identificar e diferenciar nossos produtos, como chamar a atenção para nossos diferenciais de inovação e competitividade, como melhorar nosso produto para o mercado externo. Para a Apex-Brasil, com 17 anos de experiência e com uma missão difícil e desafiadora como a de apoiar a internacionalização das empresas brasileiras, este projeto nos ajudou a compreender melhor quais são as necessidades da empresa nesse processo.” - Adriana Rodrigues, coordenadora de competitividade da Apex-Brasil

Além de abrir espaço para a reflexão das empresas sobre o projeto, o evento promoveu o lançamento da publicação Do Brasil para o mundo: inovação e sustentabilidade nas cadeias globais de valor. Ela sistematiza os resultados de 18 meses de trabalho intenso do GVces, da Apex-Brasil e das empresas que compartilharam essa trajetória. Escrita em colaboração com os jornalistas Sérgio Adeodato e Martha San Juan França, esta obra mostra como este projeto atuou para fomentar soluções potencialmente exportadoras e contribuir para o Brasil assumir um papel de liderança no campo do desenvolvimento sustentável.

 

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS INOVADORAS, SUSTENTÁVEIS E INTERNACIONALIZADAS

“Neste projeto, fomos expostos aos desafios, reinventamos a empresa, estamos saindo do casulo e queremos virar borboleta.” - Francisco Biazini, sócio diretor da REDERESÍDUOS

Representantes de cinco das dez MPEs participantes do 1º ciclo do projeto ICV Global compartilharam suas impressões, aprendizados e perspectivas futuras com o público, e deixaram claro o impacto positivo que este projeto teve na gestão e nos negócios dessas empresas nos últimos 18 meses. 

Um desafio frequente em quase todas as empresas participantes foi a de como comunicar o valor do seu produto e serviço para o mercado de forma simples e que fizesse o consumidor enxergar o seu diferencial no mercado. Muitas vezes, o mercado não conseguia identificar esse diferencial, o que era um problema para quem buscava internacionalizar seus negócios. 

Muitas PMEs foram desafiadas a mudar profundamente seus negócios e seus modelos de gestão, de forma a viabilizar estratégias efetivas de internacionalização. Mais do que querer exportar, essas empresas foram desafiadas a desenvolver uma cultura de exportação, que olha não apenas para oportunidades pontuais de negócios no exterior, mas para uma estratégia maior de inserção da empresa e da sua marca em mercados externos importantes.

Para isso, elas tiveram um acompanhamento próximo das equipes do GVces e da Apex-Brasil, que as apoiaram desde o desenvolvimento do plano de internacionalização até a comunicação dos seus diferenciais para públicos de interesse, cultivando uma relação colaborativa entre as empresas membros do projeto. Em alguns casos, os resultados já apareceram durante a rodada de negócios, que aconteceu durante um evento promovido pela Apex-Brasil em novembro passado, com negócios sendo firmados pelas empresas do projeto com parceiros internacionais.

“Essa experiência com a Apex-Brasil e o GVces nos economizou três a quatro anos de aprendizado e experiência! O projeto ICV Global nos orientou e nos possibilitou formatar claramente nossa ação de internacionalização e agilizá-la.” -Samy Menasce, sócio proprietário da Brasil Ozônio

 

CADEIAS DE VALOR ORIENTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE E PREPARADAS PARA A COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

“Biodiversidade é a chave de muitos dos desafios que temos enquanto indústria. Como a gente promove isso, através desse projeto, talvez seja a chave para o Brasil começar a ser um exportador de inovação e sustentabilidade. Mais do que um tema acessório, biodiversidade agrega valor e diferencia o seu produto.” - Thiago Terada, gerente de sustentabilidade da Beraca

"Normalmente, os produtos brasileiros têm uma pegada de carbono menor do que similares de oitros países, por causa da nossa matriz energética e do nível mais novo da nossa tecnologia. Temos condições para ocupar mercados que valorizam a sustentabilidade, mas precisamos entender esse assunto e nos preparar para isso. Investir na inovação e incentivar a exportação são caminhos importantes para isso." - Jorge Soto, diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem

Grandes empresas, com negócios consolidados no mercado nacional e internacional, e reconhecidas por suas práticas de inovação e sustentabilidade, podem ser importantes plataformas de internacionalização de cadeias de valor com atributos sustentáveis. Por isso, o projeto ICV Global convidou duas de suas empresas-âncora, a Beraca e a Braskem, para envolverem seus fornecedores e clientes diretos em atividades de capacitação e treinamento. O objetivo era preparar essas empresas para competir no mercado internacional aproveitando seus diferenciais de inovação e sustentabilidade.

Para essas empresas, o Brasil possui diferenciais competitivos que podem ser decisivos num mundo cada vez mais preocupados com produtos e serviços inovadores e sustentáveis. Projetos como o ICV Global impulsionam as empresas brasileiras a aproveitar esse potencial de diferenciação em inovação e sustentabilidade na sua inserção nos mercados internacionais.

“Este projeto nos trouxe uma estrutura e uma metodologia que nos ajudou a construir um argumento de venda de fácil compreensão para o meu cliente e para os demais stakeholders. Aprendemos não apenas sobre o que temos que fazer para melhorar nossa inserção, mas também como fazer isso, a partir de um plano de ação.” - Sergio Scanavini, diretor comercial da Cartonale

 

DO BRASIL PARA O MUNDO

“As empresas que vivenciaram esta trajetória estão mais maduras em termos de gestão, de reconhecimento do seu potencial, algo decisivo não apenas para a internacionalização, mas também para melhorar sua competitividade no mercado nacional. E já temos resultados concretos, com negócios sendo feitos!” - Paulo Branco, vice coordenador do GVces

Além do lançamento da publicação, o evento também deu espaço para que as PMEs do projeto pudessem apresentar seus casos diretamente para o público, em estandes montados nas áreas internas do complexo do Auditório Itaú. A troca direta permitiu fortalecer a rede dessas empresas e pôr em prática, mais uma vez, a apresentação dos atributos de sustentabilidade. Conheça melhor esses casos aqui.

 

 

Saiba mais sobre a trajetória do projeto ICV Global em seu 1º ciclo de atividades aqui e assista ao vídeo do projeto "Perspectivas Futuras".