Ciclo 2: Critérios para Elegibilidade de Micro, Pequenas e Médias Empresas

01/07/2016
COMPARTILHE

A seleção das empresas será inicialmente realizada por uma equipe de especialistas em sustentabilidade do GVces e da Apex-Brasil, para verificação de atendimento aos critérios de elegibilidade propostos no formulário submetido. Concomitantemente, o projeto irá convidar especialistas para comporem um Comitê de Avaliação, responsável pela análise e escolha, a partir dos critérios estabelecidos, de um total de 30 (trinta) empresas. A divulgação das selecionadas se dará por meio de comunicação via e-mail e no website do GVces.

Visando a compreensão da realidade de cada empresa, a equipe do GVces fará visitas às empresas selecionadas para obtenção de conhecimento complementar sobre processos e produção, possíveis requisitos de sustentabilidade aplicáveis ao caso, bem como uma avaliação geral do plano e momento atual do negócio. Como as empresas participantes serão atendidas pelo PEIEX em paralelo ao processo de formação oferecido pelo ICV Global, essas visitas também contarão com representantes da equipe Apex-Brasil, para que esta possa dar início à metodologia PEIEX junto às empresas.

Para poder participar do projeto, o empreendimento e seu negócio descrito deverão atender a alguns critérios de elegibilidade. Estando o empreendimento em conformidade, o formulário é então submetido a uma análise com base em 3 (três) critérios de seleção. Os critérios de elegibilidade e de seleção são descritos abaixo.

Critérios para elegibilidade da empresa

I. Estar categorizada como micro ou pequena empresa, com base nos seguintes critérios de classificação utilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC):

Para empresas já exportadoras, o critério considerado será o valor exportado. Para empresas que ainda não exportam o critério considerado será o número de empregados.

II. Estar em estágio de operação (ter, preferencialmente, mais de doze meses de atividade); 

III. Ser uma instituição brasileira com fins lucrativos;

IV. Ser uma empresa que exporta ou que demonstre em sua estratégia empresarial o compromisso com ações de preparação para exportação. 

Critérios para seleção da empresa:

As empresas inscritas que atenderem aos critérios de elegibilidade, serão submetidas a uma avaliação de acordo com os critérios a seguir, para os quais será utilizada uma escala fechada de pontuação (de um a quatro, considerando um a pontuação mais baixa e quatro a mais alta):

I. Grau de inserção de atributos de sustentabilidade (peso 3):

  • avaliado com base no grau de inserção de sustentabilidade nos produtos/serviços e práticas empresariais integrando as dimensões econômica, social e ambiental e
  • avaliado com base na contribuição dos produtos/serviços oferecidos para a sustentabilidade da(s) cadeia(s) produtiva(s) da(s) qual(is) a empresa faz parte 

II. 2. Grau de inovação do empreendimento (peso 2):

  • definido com base na concepção de novos produtos, serviços, processos, funcionalidades ou modelos de negócios e gestão

III. Grau de maturidade exportadora internacionalização (peso 1):

  • definido com base na frequência de exportação, valores exportados e quantidade de mercados para os quais a empresa exporta. 

A pontuação irá aumentar de acordo com o maior grau de internacionalização da empresa.

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o projeto ou o preenchimento do formulário, entre em contato pelo e-mail icvglobal@fgv.br ou através dos telefones: (11) 3799-3794 ou (11) 3799-3796.